Homepage
Software
Notícias
Links
Arrendamento Férias
Top 45
Pesquisa
Empresa
Contactos
Pesquisa Rápida

Concelho:
Tipo de Produto:
Objectivo:
Menu
 Registe–se
 Simuladores
 Parceiros
 Publicidade
 Antes de Alugar
 Antes de Vender
 Antes de Comprar
 Anunciar Imóveis Grátis
 Engenheiros
 Contabilistas
 Arquitectos
 Advogados
 Solicitar Imóvel
 Condominios
 Casa.Jardim
Minutas de Contractos
 Compra e Venda
 Arrendamento Comercial
 Prestação de Serviços
 Empreitada
Planos
 Imóbiliarias
 Constructoras
 Outros
  

Quais as plantas para o meu jardim ?

Prefira para o seu jardim espécies de herbáceas e arbustivas resistentes à seca no Verão e às geadas no Inverno. A temperatura a que o jardim estará sujeito nas várias estações do ano será determinante na escolha das espécies a plantar e/ou semear. No caso de relvados não semeie uma relva composta por uma única espécie, mas sim uma mistura de 2 a 6 espécies. Conseguirá um relvado mais resistente.

Relva

A maioria das espécies de relva que normalmente são empregues em jardinagem, são provenientes de países com clima Atlântico, o que implica Invernos suaves, Verões pouco calorosos e chuvas ao longo de todo o ano.

A relva que cresce sob estas condições é muito vulnerável às mudanças bruscas de temperatura e à radiação solar intensa, pelo que, caso se decidir a semear relva tem de ter atenção à climatologia da sua zona, se a região dispõe de uma reserva suficiente de água durante a época de Verão e se as altas e baixas temperaturas são muito contrastantes ao longo do ano.

Em zonas áridas ou frias como em quentes e secas, devem-se escolher espécies de grande resistência como são a Cynodon dactilon (Grama) de folhas pilosas no lado inferior e talos cobertos com escamas, capaz de viver sobre terrenos arenosos e pedregosos e a Panisserum Clandestinum (Grama grossa) de folha larga e fina ao tacto com uma cor verde pálido que sobrevive a climas secos e resiste a temperaturas muito baixas, após vários meses sem água é capaz de se regenerar com a chegada das chuvas.

Sebes e Arbustos

Conseguir uma sebe espessa, depende essencialmente da espécie a empregar, motivo pelo qual terá que conhecer quais são as dimensões que a planta atingirá.
Poder-se-á optar por plantas altas e com pouca densidade, por plantas largas e baixas, ou por qualquer outra combinação.
Tomando como exemplo a Arizónica, conífera de rápido crescimento que consegue uma grande altura, a sua densa folhagem pode moldar-se mediante a poda, o que constitui uma boa espécie para sebe, ainda que também seja utilizada como arbusto em alguns casos.
A distância aconselhada entre exemplares é de aproximadamente 1m.
O tronco deverá ficar separado do muro ou vala por uma distância mínima de 50cm.
Para se conseguir um bom tamanho têm se que passar 3 ou 4 anos após o transplante definitivo, supondo que a planta goze de boas condições de cultivo.

Quais as plantas para jardins de casas de fim-de-semana

Quais as espécies aconselhadas em jardins de casas de fim-de-semana?
Depois de analisar e observar a vegetação onde a casa está inserida, verificará quais as plantas que se adaptam à região. As plantas que requerem menos atenção serão ideais para este tipo de jardim, aconselha-se o uso de bolbosas, arbustos e vivazes.

Solo ácido ou alcalino

PH dos dos Solos - Solo ácido ou Alcalino

O solo ideal para cultivar plantas tem um pH entre 5 e 6. O que é pH ? A verificação do pH define-nos se o solo é ácido ou alcalino.

Solo neutro    PH=7
Solo alcalino + de PH 7
Solo ácido     - de PH 7

A medição do PH pode ser feita analisando uma amostra de solo em laboratório ou usando um kit de medição,  que pode ser adquirido nas lojas de produtos agrícolas.
Mas visualmente consegue-se ter algum percepção do tipo e solo.

Solo Ácido tem uma superfície de cor escura, quando molhado forma poças lamacentas. O solo com pH entre 5,5 e 6,5 é o preferido pela maioria das plantas.

Solo Alcalino de uma forma geral tem superfície clara ou esbranquiçada. É rico em nutrientes, em alguns casos provoca ferrugem algumas plantas.

O Solo Neutro possui coloração e características intermédias entre um tipo e outro.

Adubo Orgânico

Cascas de ovo, laranja, banana (cascas de fruta em geral), folhas de plantas, até a própria borra do café são óptimos nutrientes para as plantas. Todos estes desperdícios não podem ser colocados directamente nos vasos ou canteiros, porque o seu processo de decomposição retira da terra os seus nutrientes,

Como Fazer?

Se existir espaço, podemos fazer um buraco na terra, depositamos depois os desperdícios orgânicos em camadas, uma camada de material orgânico outro de terra, depois de tapar o buraco com terra, última camada. Se não tiver espaço pode usar qualquer recipiente, 20 a 30 dias depois pode misturar esta composição altamente fértil e adicionar aos vasos das suas plantas.

Trepadeiras

Se quisermos cobrir as paredes em casas geminadas, pilares ou ainda tapar cercas com lindas flores, podemos recorrer às trepadeiras.

A maioria das trepadeiras são capazes de produzir raízes adventícias sobre os seus talos, o que lhes permite fixarem-se às paredes ou às ramas, pelas quais podem trepar ou absorver água e alimentos de qualquer superfície; por outro lado contam com as gavinhas que são os prolongamentos do talo, que se enrolam em qualquer lugar.

Estas plantas chegam a medir vários metros de comprimento, necessitando de apoios para se poderem desenvolver correctamente. Para tal, no início irá necessitar da ajuda de uma estaca para que o seu crescimento se processe convenientemente.

Árvores de fruto

A maioria das árvores de fruto são sensíveis às baixas temperaturas.
Deve escolher um local do jardim ensolarado, protegido do frio e do vento , sobre um solo profundo e fértil.
Como precaução, tenha em conta o crescimento e direcção das ramas já que com o passar dos anos aumentará o volume e longitude, não sendo aconselhável por este motivo que nenhuma árvore de sombra esteja nas suas proximidades.
Para favorecer o desenvolvimento, evite a presença de formigas e vespeiros nos locais próximos ao pomar.

Login

Registar
Recuperar Password
> Copyright © 2008 ImoGest .Net | WebDesigner: PortoDidacta - Informática, Lda.